terça-feira, 2 de novembro de 2010

"Diálogo das Compensadas"- Resumo e Reflexão


Neste texto vou resumir o que é a obra” Diálogo das Compensadas” de João Aguiar e dar a minha opinião sobre ele.
Esta obra retrata uma história simples e actual, numa narrativa alternada com um diálogo, um romance do futuro com reminiscências de passado. Trata de uma ordem religiosa – a Ordem de Santa Leucádia - que vende placas aceleradoras para computadores. A história apoia-se numa mistura de fragmentos de um livro (diálogos e passagens do livro escritas no novo português ressuscitado) e narração expressa na mesma linguagem onde o escritor que está a analisar o livro nos dá explicações e justificações pelo que está a fazer)
Ao longo da leitura apercebemo-nos que toda a história é o pano de fundo para uma minuciosa crítica à sociedade, onde os maiores valores são apenas os valores materiais, como o dinheiro, bom emprego, bom carro, boa vida, grandes festas, entre outros materialismos, deixando de lado todos os outros valores como o amor, a partilha e o bom senso. Esta crítica insere uma procura construtiva da preservação da língua portuguesa que tem vindo a mudar ao longo dos tempos tornando-se numa mistura de estrangeirismos (prioritariamente ingleses) e língua portuguesa.
Todo este romance gira então em redor de Cláudio "um jovem da geração “reality-show e uma abadessa não isenta de segredos", em que todos os valores e aquilo em que o jovem rapaz do séc. XXI acreditava são destruídos ao longo das suas conversas com a religiosa e tudo é posto em causa, o que leva a uma completa revisão e remodelação do que Cláudio acreditava.
Este livro surpreendeu-me pela positiva e gostei muito de o ler, especialmente pela crítica à sociedade onde vivemos e também pela interpretação de que o nosso futuro possa ser este, caso esta globalização e modernização desenfreada não abrandem. Outro aspecto que gostei mais neste livro foi a crescente modificação de Cláudio, que nos mostra que se quisermos, ainda há coisas que se podem mudar na nossa Sociedade e que é possível evitar todo este processo de sobre desenvolvimento e crescente futilidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário